Ensino Médio – Que rumo tomará?

Estranha-me o Governo Federal, através do MEC, decidir ao apagar das luzes de um ano letivo, tentar aprovar leis que farão mudanças estruturais neste nível de Ensino da Educação Básica Brasileira. Correr atrás para resolver a vergonha que o Brasil passa perante o mundo todo com baixo desempenho dos nossos alunos na avaliação das disciplinas de matemática e português do Ensino Médio, não tem solução a curto prazo.

Esse resultado é decorrente de vários fatores tais como: as ideologias presentes nas Leis de Diretrizes nacionais nas últimas décadas. Sabe-se que de acordo com ALTHUSSER, “a escola é o aparelho ideológico do estado” de onde emanam leis que regulam o funcionamento, a metodologia, a ideologia e os currículos.

Foi evidente na última década a falta de objetivo na eficácia da função escolar. Prioriza-se a manutenção do aluno da escola com a facilitação da promoção do mesmo. Para isso, flexibilizou-se a avaliação com a progressão automática, retirou do vestibular e o Enem os clássicos da literatura e escritores regionais, introduziu-se a avaliação formativa que permite ao aluno quantificar para avaliação atividades extra-curriculares muitas vezes sem a participação do mesmo e por aí vai.

Mudar o resultado da avaliação do ensino médio requer mudanças desde o processo de alfabetização.

Um país que transformou o curso de pedagogia em meros professores polivalentes, perde assim os profissionais preparados para discutir políticas educacionais, métodos e técnicas eficazes para cada nível de ensino.

Há um certo tempo, fui convidada a participar do plano decenal do meu Estado. Quando seria decidida a equipe gestora de execução do mesmo, excluiu-se o pedagogo.

Leva-se em conta ainda que o aluno hoje está mal acostumado. Poucos levam o estudo a sério porque sabem que se não for pelo ENEM, terão o financiamento de uma universidade ou faculdade particular em que a oferta de vagas é generosa.

Aguardo mudanças! Só que o que está se propondo não é novidade e não deu resultado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s